quinta-feira, 23 de abril de 2009

Raimundo Soldado


Raimundo Soldado
Clássico / Pop / Latino


Maranhão/Piaui/Brasil





"1946 - 2001"
Maranhão/Piaui/Brasil.

Sobre Raimundo Soldado

A música começa com uma levada disco, acompanhada por um tecladinho charmoso criando um clima único. Depois aparece a guitarra de forma discreta e econômica. Até que surge aquela voz de um cara simples: “Tudo entre nós não tem fim, eu te amo demais, você gosta de mim”. E você descobre que não é a musica nova do Franz Ferdinand. Nem aquele seu conhecido cult apreciador de todas as bandas obscuras da Inglaterra desconfiaria, mas o maranhense Raimundo Soldado foi um verdadeiro mestre de cerimônias. Voz de uma multidão e referência para muitos artistas que perigam no campo do brega nordestino, fazendo covers de suas canções favoritas exaustivamente. E segundo as pessoas mais antenadas do Piauí, rola até banda de hardcore desconstruíndo os seus hinos, com versos extremamente "poéticos" que fariam o mais radical dos “emos” morrer de inveja como: "De hoje em diante, nós vamos ser um simples amigo" ou “... Eu sô como você. Eu sô como você. Eu sô como você meu bem. Sou igual a você meu bem, eu sô como você”.

Quem tem Raimundo Soldado como ídolo absoluto é o Falcão, aquele mesmo que fez uma versão de "Another Brick in The Wall" do Pink Floyd com “Atirei o pau no gato”, despertando a ira de Roger Waters. E declarou certa vez: “Raimundo Soldado, cantor e compositor maranhense, conterrâneo de Gonçalves Dias (é o tipo do poeta!), foi uma das primeiras coisas boas que ouvi na minha adolescência. Nunca me saiu da cabeça esse verso telúrico-parnasiano que é...” de hoje em diante nós vamos ser um simples amigo “. Como diria Chapolin Colorado: ”sigam-me os bons “.

Diferente do brega feito no norte, Raimundo Soldado é oldschool, tendo ligação direta com a Jovem Guarda, o que fica explicito na já citada e hilária “Você gosta de mim”. Além de namorar a surf music em “Menina Linda”, mas o mérito fica mesmo com “Segredo do Amor” que lembra os melhores momentos das músicas do palhaço Bozo (!!!), e poderia estar, facilmente, em algum disco infantil por causa de seu instrumental circense.

Raimundo Soldado teve uma carreira cheia de contrastes, ao mesmo tempo em que lotava casas de shows com mais 6.000 pessoas, foi vítima de uma gravadora fraudulenta. Não recebia nada pela sua obra, chegando a lançar 23 musicas sem autorização do próprio em cidades como Fortaleza. ''Nenhum centavo dos direitos foi repassado para o Raimundo Soldado. Eu estava negociando o lançamento com a SomZoom, a Floral Music se meteu no meio e o Emanuel (Gurgel, empresário) deixou de lado. Mas a SomZoom ia fazer 40 mil CDs'', lembra William Martins, empresário do cantor.

Sua morte em 17 de Setembro de 2001 pegou os fãs de surpresa, apesar de sofrer de pressão alta e diabetes, Raimundo Soldado foi fulminado por uma meningite e uma cirrose hepática. Após sua morte, e vendo a viúva desesperada, alguns médicos do hospital se cotizaram para pagar o caixão do cantor que morreu pobre e esquecido. Um grande flagrante de como a industria fonográfica no Brasil costuma tratar os seus artistas mais antigos com grande descaso, deixando-os literalmente no limbo. Mesmo com esse grande vazio, seus filhos e outros artistas tentam carregar o seu legado, mostrando que Raimundo Soldado continua sendo bastante atual.

Discografia:

Raimundo tem uma considerável discografia que começou em 1980 lançando pela EMI seu primeiro disco, com diversas composições de sua autoria, entre as quais "Menina linda" e "Sanfona branca" e "Fiquei tão triste". Desde então ele não parou mais de gravar clássicos como "Não tem jeito que dê jeito" e “Meu pai tá duro”, todos do seu antológico disco “Raimundo Soldado e o Conjunto Grupo de Ouro”. Em 1987, gravou suas últimas musicas, entre outras, "Forró no Piauí", "Eu quero você" e "Vontade louca". Em 2000, a EMI lançou um CD com vinte composições, dentro da série "Raízes do Nordeste".

Raimundo Soldado (1980) EMI LP
Raimundo Soldado (1981) EMI LP
Raimundo Soldado (1983) EMI LP
Raimundo Soldado (1987) EMI LP
Raimundo Soldado. Raízes do Nordeste (2000) EMI CD

Nenhum comentário:

Pesquisa personalizada
Educação a Distância